Quantcast
Channel: Casadas – Meu Dia D
Viewing all articles
Browse latest Browse all 44

Praga em 2 dias!

$
0
0

Aproveitando a sexta ( e julho, mês de férias) para repostar uma viagem super especial que eu fiz e que pode servir de roteiro para quem for passar a lua de mel na Europa! Vamos relembrar meus dois dias em Praga? =)

————————————————————————————————————————————-

A categoria “viajando” aqui do blog anda mais parada do que tudo né?? Quer dizer, andava, porque eu me animei com o clima de férias do mês de janeiro e vou aproveitar as próximas semanas para postar algumas dicas referentes às minhas últimas viagens.

Acho que os posts também vão ajudar as noivas que estão procurando destinos para lua de mel. O ano começou agora e certamente os casais que subirão ao altar em 2014 já devem estar pensando na viagem, estou certa?

Então vamos lá falar de Praga, uma cidadezinha super charmosa localizada no leste europeu. Passamos apenas dois dias na capital da República Tcheca, mas como a cidade é bem pequena, deu pra fazer bons passeios. Se puder passar 3 dias, melhor ainda, acho o ideal!

Praga é dividida pelo Rio Vltava e em resumo os principais pontos turísticos encontram-se na Malá Strana (Cidade Pequena ) e Hradcany (Cidade do Castelo de Praga), ambas localizadas do lado esquerdo do rio, e na Staré Mésto (Cidade Velha) localizada do lado direito do rio.

Minha sugestão de roteiro pra quem, assim como nós, vai ficar 2 dias na cidade, seria fazer um lado do rio cada dia. Essa era nossa intenção quando chegamos, começamos o passeio na Hradcany mas quando íamos pro castelo já tinha passado a hora da troca da guarda e por isso resolvemos mudar a programação, fizemos a cidade pequena e depois partimos pra cidade velha, deixando o castelo pro segundo dia.

Como eu falei, a cidade é bem pequena e a grande verdade é que dá pra você fazer do jeito que bem entender, de toda forma, deixarei as dicas e fotos pela ordem acima proposta ok?

CIDADE HRADCANY:

1. Santuário Loreta – Comece o passeio visitando o santuário barroco de Loreta. O coração do santuário é a Santa Casa, uma réplica da casa da virgem Maria. A Santa Casa de Praga oferece um contraste entre um modesto interior de tijolos e uma decoração exterior muito luxuosa com relevos representando cenas da vida da virgem.

2. Monte Petřín – Neste monte encontra-se uma réplica em miniatura (60 m) da Torre Eiffel que funciona como torre de observação da cidade. Nós não subimos porque não tem elevador, apenas escadas, mas a vista deve ser legal. Passeie pela área próxima a torre, um pouco mais na frente (por onde passa o funicular) você poderá ter uma linda vista da cidade, e depois aproveite para admirar os jardins do local. Você pode subir ao monte a pé (como nós fizemos) ou de bondinho, que utilizamos para descer. É um passeio rápido, mas acho que vale à pena.

3. Castelo de Praga – O Castelo fica próximo aos dois pontos anteriores, mas se programe para estar nele antes do meio dia, para ver a troca da guarda. O Castelo está no Guinness Book como o maior do mundo e atualmente é a sede presidencial da República Tcheca. Em seu interior encontra-se Catedral de S. Vito, Torre da Pólvora, Palácio Real do Castelo de Praga, Torre Dalibor, Convento de São Jorge, Palácio Lobkowicz e a Viela Dourada. Na entrada do castelo estão disponíveis vários tipos de passeios, nós fizemos a “short visit” que dá acesso ao pontos mais interessantes, entre eles, a Rua do Ouro. O nome da vila faz alusão aos que supostamente buscavam ali a fórmula do ouro e é lá que está a casa 22, onde viveu o escritor Franz Kafka. A vila é pequena mas as casinhas são bem interessantes, vale a visita. Na saída da Vila não deixe de visitar uma prisão antiga, espécie de sala de tortura que fica meio escondida, mas vale conhecer. Ah, na saída do castelo também não deixe de experimentar o Trdlo, espécie de pão doce tradicional de Praga. Há muitos lugares que vendem esta delícia na cidade, mas o Trdlo que eu mais gostei foi este da saída da Vila, bem fresquinho e quentinho, uma maravilha =)

4- Palácio Wallenstein – Logo abaixo do castelo está o palácio Wallenstein, atual sede do Senado da República Tcheca. O palácio foi construído por um comandante de mesmo nome que queria construir um prédio que ofuscasse a beleza do castelo. No seu interior, além de lindos jardins, há um paredão negro com figuras sombrias escondidas, achei bem curioso.

CIDADE PEQUENA

1- Igreja do Menino Jesus de Praga – Para fiéis e admiradores da arte sacra, a igreja é parada obrigatória. A estátua de 47 centímetros do menino Jesus feita em cera com o interior de madeira é venerada pelos fiéis que visitam o lugar. Famoso por realizar milagres, o menino Jesus de Praga recebe doações de governos do mundo todo, inclusive do Brasil.

2- Muro do Lennon – Parede em homenagem a John Lennon, um símbolo do desejo de liberdade e paz que o país sentia durante o comunismo. É um dos pontos turísticos mais comentados de Praga, mas por incrível que pareça, não conhecemos. A gente procurou e não achou, parece mentira né? O mapa da cidade era péssimo e a gente não teve paciência de ficar rodando.

3- Ponte Carlos – Esta ponte é o principal cartão postal da cidade, ela passa pelo rio Vltava e liga a cidade pequena à cidade velha. Atravesse a ponte sem pressa, admire os artesanatos à venda e assista os shows dos artistas de rua. A ponte está decorada por 30 estátuas situadas dos dois lados e diz a lenda que quem passar a mão na estátua de São João Nepomuceno voltará a Praga (eu passei, não custa nada né?).

CIDADE VELHA

1. Torre do Relógio Astronômico – Sem dúvida um dos pontos mais visitados de Praga. O relógio está situado na praça do bairro velho (do outro lado da Ponte Carlos) e é composto por três principais componentes: o mostrador astronómico, um calendário com medalhões representando os meses e a “ Caminhada dos Apóstolos’, um espectáculo montado com mecanismos do próprio relógio. Nas horas redondas (entre as 9h e 21h), a figura da morte faz tocar um sino e as estátuas dos 12 apóstolos “desfilam” sobre o relógio enquanto outras quatro estátuas simbolizando a vaidade, a avareza, a morte e a invasão pagã também balançam suas cabeças. No momento do “espetáculo” a frente da torre fica lotada de turistas e você tem que ficar atento porque tudo acontece muito rápido. Sinceramente, não achei tudo isso que falam, mas de toda forma é algo que merece ser visto. Não deixem de subir na torre do relógio, a entrada é paga mas a vista lá de cima compensa.

2. Praça do bairro Velho – Cheia de bares e restaurantes, a praça do bairro velho acolhe muitos turistas que estão em busca dos shows gratuitos feitos pelos artistas de rua e de algumas comidas típicas da cidade, como o porco no rolete (servido por peso) e o famoso “Trdlo”.

3. Rua Paris – Em uma das saídas da praça fica a “rua Paris”, a 5ª Avenida de Praga, onde estão localizadas as grandes lojas e grifes do mundo todo. Mesmo que não seja para comprar, já que os preços não são nada amistosos, a rua arborizada no bairro Velho é bem agradável para uma caminhada.


Onde Comer e Beber:

Durante os passeios parávamos nos restaurantes que mais nos agradavam e felizmente em todos eles tivemos boas experiências. Mas se você quer uma dica de restaurante sem erro, anote na agenda: Bellevue (Smetanovo Nabrezi 18, Praga 11000). Restaurante lindo às margens do rio Vltava (do lado da cidade velha) com uma vista maravilhosa para o Castelo de Praga. O Bellevue é bem carinho, mas a comida excepcional e atendimento impecável compensam. Indico para quem quer um jantar especial, vale o investimento! E em época de muito movimento na cidade, sugiro fazer reserva prévia.

Para relaxar e conhecer a legítima cerveja tcheca (uma das mais famosas do mundo), você precisa ir ao Museu da Cerveja (Prague Beer Museum Pub – Dlouha 46 | Prague 1, Praga 110 00). O bar fabrica e oferece 30 cervejas tchecas na pressão (de tooodos os sabores – chocolate, pimenta e por aí vai). O diferencial do bar é o sistema de amostras, ao invés de comprar a caneca normal de meio-litro, você compra 5 ou 10 copos de 150ml para degustar as cervejas. E não se sinta intimidado pela quantidade de opções, os garçons sempre fazem ótimas sugestões. Eu e o marido conhecemos 15 das 30 cervejas do bar (será que nos divertimos? rsrs) e a que eu mais gostei foi a Modra Lune, de blueberry (sabe como é paladar de mulher né?). Programa imperdível!!!

Bom gente, o post ficou enorme, mas como é difícil achar muitas coisas sobre Praga na internet, resolvi fazer um post bem detalhado. Com este roteirinho em mãos garanto que vocês poderão aproveitar uma boa parte do que Praga tem para oferecer! Espero que tenham gostado e qualquer dúvida é só deixar no comentário, será um prazer ajudar =)

Ah, e não deixem de visitar a categoria “Viajando” do blog, muitos outros roteiros legais para te ajudar na próxima viagem!

Beijos, Mila Moura

O post Praga em 2 dias! apareceu primeiro em Meu Dia D.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 44

Trending Articles